22 de março de 2013

MENSAGEM DO PRESIDENTE DE RI SAKUJI TANAKA NO MÊS DE MARÇO

Prezados companheiros rotarianos,

Quando eu era jovem queria viajar o mundo, mas naquela época, viajar era apenas um sonho. O mundo fora do Japão parecia distante, mas como todos os estudantes japoneses, eu estudava inglês. Me lembro de meu primeiro livro em inglês. A primeira página dizia: “This is a pen”. Isso foi há quase 50 anos e o mundo mudou muito desde então. Hoje, como presidente do Rotary, viajo mais do que nunca poderia imaginar.

Em cada lugar encontro um novo idioma, novas pessoas e novos costumes. Faço o melhor para aprender com todos e creio que cada pessoa que conheço tem algo a me ensinar. Talvez seja por isso que agora entendo melhor os programas de intercâmbio e o extraordinário presente que o Rotary dá a seus participantes. O Intercâmbio de Jovens abre mentes, gera confiança e comunicação, reunindo pessoas de diferentes países e origens.

Todos os jovens que participam de um intercâmbio aprendem muito e comprovam que, mesmo que as pessoas pareçam diferentes elas no fundo são iguais. O programa permite que adquiram um conhecimento mais profundo sobre o mundo e faz com que retornem a suas casas totalmente diferentes.

Eles não apenas voltam conhecendo mais um idioma e cultura, como também possuem contato no país anfitrião e fazem muitas amizades nos países onde ficam. No final do intercâmbio eles fazem parte de suas famílias anfitriãs e da família rotária – a maior e mais internacional do mundo. 

O programa Intercâmbio de Jovens do Rotary existe há mais de 40 anos e faz parte da Quinta Avenida de Serviços do Rotary: Serviços às Novas Gerações, que também inclui Rotaract, Interact, RYLA e outras atividades de clubes e distritos que envolvem jovens de até 30 anos de idade.

Quando dedicamos nosso trabalho nos jovens, estamos trabalhando pelo futuro do Rotary e por um mundo mais pacífico; ajudamos a levar o ideal do Rotary a uma nova geração; espalhamos a compreensão entre as nações e culturas; mostramos a importância do servir aos outros e transmitimos nossos valores. Fazendo isso, ajudamos a construir a paz.  

O Intercâmbio de Jovens desempenha um papel fundamental em nossa missão de promoção da paz que, possibilitando-nos a construir boas relações entre as nações.